Seminário sobre Direitos Culturais e Oficina de Teatro são as primeiras ações do festival

Já na terceira edição, o Festival de Cultura Popular, realizado pela Casa das Artes, vem se consolidando em Imperatriz e região. Traz na programação uma série de ações como apresentações artísticas, concurso de poesia, exposição e comercialização de produtos artesanais e comidas típicas, oficinas de danças, noite cultural, aulas espetáculos, articulação, debate e aprovação de leis que contemplem a cultura local e regional.

Em 2018 o Festival recebeu pela segunda vez o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura, devido as diversas ações do festival que atuam no desenvolvimento dos aspectos culturais, educativos, sociais, artísticos e econômicos da região.

Cada edição do Festival faz homenagem à uma mestra ou mestre da cultura popular, são essas pessoas as responsáveis por tornar viva a memória dos saberes tradicionais. Em 2008 foi a Mestra Dona Francisca do Lindô, em 2016 Mestra Maria do Amparo e neste ano o homenageado da vez é Mestre Osório Neto, líder da Companhia de Danças Sotaque de Rua.

Para dar a largada nas ações deste ano, a Casa das Artes vai realizar no sábado, dia 12 de maio, uma Oficina de Teatro com os alunos do Colégio Urbano Rocha e na terça-feira, dia 15 de maio, o Seminário Direitos e Culturais para a Plenitude Cidadã. O seminário é direcionado a estudantes e profissionais do Direito, professores, artistas da região e demais cidadãos interessados na preservação e manutenção do fazer artístico e cultural. 

SEMINÁRIO

Com certificado de 8 horas, o evento terá palestras, web conferências, roda de conversas, apresentações culturais e exposição e comercialização de artesanato e comidas típicas.

Em Imperatriz, assim como em outras cidades brasileiras, falar sobre Direitos Culturais ainda é algo novo, está ganhando cada vez mais espaço e precisa de mais estímulos. Para a coordenadora da Casa das Artes, Lília Diniz o evento tem como objetivo possibilitar reflexões sobre um direito fundamental. Ela nos alerta que “existem poucos profissionais do Direito discutindo ou atuando na área, da mesma maneira que entre artistas e demais cidadão não existe a consciência plena de que o direito a uma biblioteca, centros culturais, museus e teatros acessíveis a todos é um direito tão importante quanto o direito a saúde, educação, segurança e moradia. Portanto, provocar o tema na cidade é possibilitar reflexões sobre um direito fundamental, garantido na Constituição de 88, em seu artigo 215, para o exercício da cidadania plena”.

Para dar início às discussões, o seminário trará o tema “O que são Direitos Culturais?” que será exposto por web conferência pelo Prof. Dr. Humberto Cunha. Para ele as discussões sobre Direitos Culturais no Brasil estão “em franco crescimento, por muitos motivos relacionados à percepção da Cultura enquanto elemento matricial de cidadania, identidade, diversidade, economia e direitos. Crescem também os conflitos culturais, que para serem resolvidos demandam debate e formação, razão pela qual são feitos encontros que os discutam e cadeiras universitárias que os pesquisem”.

CARTAZ-A3

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas presencialmente dia 15/05 na UAB ou antecipadamente via e-mail, até dia 11/05. A inscrição via e-mail custa 15 reais e o participante recebe o certificado impresso já no final do evento. O investimento para quem se inscrever no dia do seminário será de 20 reais e o certificado será enviado por e-mail.

Para se inscrever antecipadamente é preciso depositar 15 reais na conta da Casa das Artes. Ag 3280-8, conta corrente 109.283-9, Banco do Brasil, Associação Cultural Casa das Artes. Em seguida enviar um e-mail com o assunto INSCRIÇÃO DIREITO E CULTURA para casadasartesitz@gmail.com, com uma foto legível do comprovante de pagamento e no corpo do texto do e-mail informar nome completo, telefone, e-mail que mais utiliza e o nome da instituição que participa. O inscrito deve guardar o comprovante de pagamento e levar no dia do seminário.

TEMAS E CONVIDADOS(AS)

O que são direitos culturais? – Web Conferência com o Prof. Dr. Humberto Cunha.

Direito e Arte: territorialidades e cidadania – palestra com Msc. Eliene Rodrigues.

Patrimônio Cultural Imaterial como mecanismo de reconhecimento de Direitos – Web Conferência com o Dr. Rodrigo Vieira.

Direito Cultural: um panorama do Maranhão e do Brasil – Roda de Conversa com Mestre Osório Neto, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e Fundação Cultural de Imperatriz.

PROGRAMAFINAL

Caso haja dúvidas sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (99) 99200-0238, (99) 98165-8666 ou (99) 98103-7072.